10 MOTIVOS PARA BOICOTAR O ENADE
O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos
Estudantes) faz parte do sistema de avaliação das Instituições de Ensino
Superior, proposta pelo Governo Federal, que substitui o modelo de avaliação
adotado pelo antigo Governo. A estrutura do ENADE contém componentes absurdos
abaixo listados, o que justifica a proposta de boicote por algumas entidades.
1- RANQUEAMENTO - O ENADE, a exemplo do Exame Nacional de
Cursos (Provão), realiza a categorização das universidades em 5 níveis. Sendo
assim, os resultados do ENADE seriam utilizados como propaganda para o mercado,
enfatizando uma visão mais produtivista do ensino em detrimento do seu papel
social (identidade social da Universidade).
2- OBRIGATORIEDADE – Torna-se um componente curricular do
estudante a realização do exame. Dessa maneira, todos os estudantes convocados
devem estar presentes no local da prova, caso contrário, constará no seu
histórico acadêmico a sua irregularidade.
3- FORNECIMENTO DE BOLSAS – Os estudantes de
melhor desempenho no ENADE receberão incentivos do MEC (ex: bolsas de estudos).
Além de avaliar individualmente cada estudante, gera uma competitividade entre
estes.
4- DESRESPEITA AS DIVERSIDADES REGIONAIS – A prova a ser
realizada é única, sendo assim, o estudante da Bahia realizará a mesma prova
que o do Paraná, desconsiderando as particularidades sociais, políticas,
econômicas e culturais entre esses estados.
5- AVALIAÇÃO RESTRITA – A avaliação dos estudantes é feita
em apenas 1 (um) dia de prova, não levando em conta a vida acadêmica do
estudante e o processo em que está inserido na Universidade.
6- PUNITIVO X PROPOSITIVO – Ao ser punitivo, o
ENADE não fornece uma análise crítica e propositiva para intervenções visando
sanar problemas.
7- FINANCIAMENTO – A avaliação prioriza a regulação e o
controle do ensino superior, e não o seu financiamento. Dessa maneira, o ENADE
não garante a melhoria das condições do ensino público e conseqüentemente, não
visa uma política maior de universidade pública.
8- IMPOSIÇÃO
– O ENADE foi imposto através de Medicina Provisória pelo Governo Federal,
não havendo, portanto, participação da sociedade no processo de construção do
sistema de avaliação.
9- DESRESPEITA A COMPLEXIDADE DO SISTEMA DE ENSINO
SUPERIOR –
O sistema de ensino superior do Brasil deve ser entendido através das sua
diversidade de instituições (Universidades, Centro Universitários, Faculdades
Isoladas, etc.), cada um com suas particularidades, devendo o MEC legitimar
essa diversidade e avaliar de acordo com as especificidades.
10- CENTRALIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO – A Comissão
responsável pela coordenação e planejamento do exame (CONAES) é composta
majoritariamente por representantes do MEC, ou pessoas indicadas por este,
havendo apenas 1 (uma) representação discente, 1 (uma) representação docente e
1 (uma) representação técnico-administrativa. Dessa maneira, o processo de
avaliação é centralizador, havendo ausência de critérios para a sua composição
que indiquem a participação das Instituições de Ensino Superior e da sociedade
civil.
-
Boicotar o ENADE não significa faltar à prova: infelizmente, a
presença no dia da prova é obrigatória, sendo assim, o boicote se constitui em
assinar e deixar a prova em branco, colando ou não o adesivo.
- Faça
sua parte e não torne legítimo esse processo de avaliação autoritário e atrasado. Avaliar a Universidade
consiste num processo legítimo, democrático, transparente, cíclico e contínuo.
-
O Fórum de Executivas e Federações de Cursos (mais de 30 Entidades), o DCE UFBA
e outros DCEs do país, diversos DAs e CAs participam desta ação de resistência,
faça parte você também!
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