25 de jul. de 2013

Apenas 10 motivos para ser contra o ENADE... Para não superlotar o blog!

10 MOTIVOS PARA BOICOTAR O ENADE

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) faz parte do sistema de avaliação das Instituições de Ensino Superior, proposta pelo Governo Federal, que substitui o modelo de avaliação adotado pelo antigo Governo. A estrutura do ENADE contém componentes absurdos abaixo listados, o que justifica a proposta de boicote por algumas entidades.

1-    RANQUEAMENTO - O ENADE, a exemplo do Exame Nacional de Cursos (Provão), realiza a categorização das universidades em 5 níveis. Sendo assim, os resultados do ENADE seriam utilizados como propaganda para o mercado, enfatizando uma visão mais produtivista do ensino em detrimento do seu papel social (identidade social da Universidade).
2-    OBRIGATORIEDADE – Torna-se um componente curricular do estudante a realização do exame. Dessa maneira, todos os estudantes convocados devem estar presentes no local da prova, caso contrário, constará no seu histórico acadêmico a sua irregularidade.
3-    FORNECIMENTO DE BOLSAS – Os estudantes de melhor desempenho no ENADE receberão incentivos do MEC (ex: bolsas de estudos). Além de avaliar individualmente cada estudante, gera uma competitividade entre estes.
4-    DESRESPEITA AS DIVERSIDADES REGIONAIS – A prova a ser realizada é única, sendo assim, o estudante da Bahia realizará a mesma prova que o do Paraná, desconsiderando as particularidades sociais, políticas, econômicas e culturais entre esses estados.
5-    AVALIAÇÃO RESTRITA – A avaliação dos estudantes é feita em apenas 1 (um) dia de prova, não levando em conta a vida acadêmica do estudante e o processo em que está inserido na Universidade.
6-    PUNITIVO X PROPOSITIVO – Ao ser punitivo, o ENADE não fornece uma análise crítica e propositiva para intervenções visando sanar problemas.
7-    FINANCIAMENTO – A avaliação prioriza a regulação e o controle do ensino superior, e não o seu financiamento. Dessa maneira, o ENADE não garante a melhoria das condições do ensino público e conseqüentemente, não visa uma política maior de universidade pública.
8-     IMPOSIÇÃO – O ENADE foi imposto através de Medicina Provisória pelo Governo Federal, não havendo, portanto, participação da sociedade no processo de construção do sistema de avaliação.
9-    DESRESPEITA A COMPLEXIDADE DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR – O sistema de ensino superior do Brasil deve ser entendido através das sua diversidade de instituições (Universidades, Centro Universitários, Faculdades Isoladas, etc.), cada um com suas particularidades, devendo o MEC legitimar essa diversidade e avaliar de acordo com as especificidades.
10-  CENTRALIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO – A Comissão responsável pela coordenação e planejamento do exame (CONAES) é composta majoritariamente por representantes do MEC, ou pessoas indicadas por este, havendo apenas 1 (uma) representação discente, 1 (uma) representação docente e 1 (uma) representação técnico-administrativa. Dessa maneira, o processo de avaliação é centralizador, havendo ausência de critérios para a sua composição que indiquem a participação das Instituições de Ensino Superior e da sociedade civil.


- Boicotar o ENADE não significa faltar à prova: infelizmente, a presença no dia da prova é obrigatória, sendo assim, o boicote se constitui em assinar e deixar a prova em branco, colando ou não o adesivo.
- Faça sua parte e não torne legítimo esse processo de avaliação autoritário e atrasado. Avaliar a Universidade consiste num processo legítimo, democrático, transparente, cíclico e contínuo.

- O Fórum de Executivas e Federações de Cursos (mais de 30 Entidades), o DCE UFBA e outros DCEs do país, diversos DAs e CAs participam desta ação de resistência, faça parte você também!

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